quinta-feira, 1 de julho de 2010

Seleção Brasileira eliminada da Copa 2010!

Quem trabalha com publicidade em época de Copa do Mundo de futebol sabe como é: você tem que estar preparado para tudo - inclusive a eliminação precoce da Seleção Brasileira. Anúncios de oportunidade têm dessas.
Por isso, muitas agências se antecipam e já desenvolvem peças caso o Brasil seja derrotado e tenha que regressar ao país; mas não precisa antecipar, né? O tema voltou a ser assunto na semana após uma falha GROTESCA no anúncio da rede Extra de hipermercados, publicado no jornal Folha de São Paulo.

Nessa história toda, o que mais chamou a atenção foi o tom da resposta do Abílio Diniz (Presidente do conselho de adm do GPA), por meio do seu twitter pessoal. Não se esperava que o principal executivo do Grupo iria se desgatar para discutir e se justificar por esse erro. Com ares de repreensão militar, Diniz pretende colocar a culpa em alguém (claro), mas parece que o canhão está virado só para o jornal.

“Como presidente do Conselho de Administração do GPA peço desculpas, em meu nome e do Grupo, aos brasileiros e, principalmente, aos jogadores da seleção”.

“Não compartilhamos com a impunidade e tomaremos as providências, que não eliminarão o erro, mas irá responsabilizar os culpados”.

Agora responda você. De quem foi o erro?
  • [ ] - Do Extra, de ter autorizado a publicação?
  • [ ] - Da agência, que enviou o anúncio errado?
  • [ ] - Da Folha, que mesmo sabendo do resultado do jogo, publicou o anúncio?
  • [ ] - De Abílio Diniz, que conduziu a situação dessa maneira?
  • [ ] - De todos eles.
No fim, acho que foi uma sequência de enganos, e a história foi ficando pior a cada passo. Poderia ter sido tratada de outra forma, mais leve e sem tanta repercussão. E por isso, nesta semana, o assunto é pauta de dezenas de sites, blogs e publicações. Como estratégia de marketing de um patrocinador da Seleção brasileira, esse foi gol contra do Extra.

Veja abaixo o motivo de toda essa discussão - clique na imagem para ampliá-la.



3 comentários:

  1. Mas do que um engano pra mim foi uma grande sacanagem do jornal Folha de São Paulo mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Cara,todos são culpados até que se prove o contrário!(e encontre o inocente...difícl)

    ResponderExcluir
  3. eae beleza curti o blog ;D

    to seguindo

    Os Manos Loucos

    http://os-manos-loucos.blogspot.com

    ResponderExcluir