domingo, 28 de novembro de 2010

Super Mario Galaxy 2 - crítica

O melhor Mario de todos os tempos ou não? quem sabe...

Olha só, ao contrário do que costumo fazer com os gamezinhos que pretendo criticar, pedi algumas opiniões de amigos (e até de gente desconhecida mesmo) sobre Super Mario Galaxy 2 antes de jogar. A maioria deles deu notas altas (tipo 9 virgula cacetada e por aí vai); em resumo: todos diziam que Mario Galaxy 2 era “melhor que o seu antecessor”, ou então “o melhor joguinho do Encanador já feito”. O que eu poderia fazer diante disso? Bora jogar!

Mas existia um porém nesse lance; apesar de ter jogado muito pouco o Mario Galaxi (o primeiro) criei uma opinião de que aquele era o melhor de todos. Muito bom mesmo.
Peguei o jogo e corri para a casa de um amigo que tem um Wii (sim, eu conheço alguém que comprou um Nintendo Wii) e comecei a seção de viciologia, jogando compulsivamente cada uma das fases. Mais de 120 estrelinhas depois, cá estou eu pra escrever umas besteiras a respeito do novo game do bigodudo.

Ôôô lá em casa...

Genial é uma termo que todo nerd viciado em games (me inclua dentro dessa), usa constantemente para avaliar os seus novos jogos, Mario Galaxy não seria diferente, o que mais se escutou a respeito deste jogo foi isso. No you tube tem vídeo dele, corre lá.

Em Mario Galaxy, a Nintendo inovou em tudo desde design de fases de jogo até jogabilidade; quebrou todas as regras (que ela mesmo impôs), e isso aí foi o combustível para criar um jogo onde a criatividade está a flor da pele. Um negócio bem diferente: um jogo longo, onde cada minuto, era de pura diversão. Ponto pros caras então.
Mas como o assunto aqui não é Mario Galaxy e sim Mario Galaxy 2, eu acho que já posso falar que a continuação é mesmo mais foda que o original, ou não?

É o melhor, mas não é melhor...

kkk, não me xinguem, é porque eu nem decidi direito; e isso é a minha veia de Luiz Fernando Guimarães me forçando a ser Super Sincero, evitando qualquer opinião forçada que eu possa dar daqui para frente neste texto. Então vamos lá:

Entenda comigo: Mario Galaxy 2 pega toda a inovação do 1 e usa de uma forma mais escrota (no bom sentido, se é que existe bom sentido para esta palavra), gerando umas fases ainda mais lunáticas – pra quem gosta... Os novos poderes do Mario também são muito criativos, muito show — e nisso eu incluo o Yoshi, aquele jeguinho verde carismático que todos adoram montar.

É... hãã, sim... éé... pêra aê.

Por outro lado, mesmo pegando as 120 estrelas (ufa!), eu senti que o novo Mário não explorou a maioria das suas boas idéias - ou talves eu tenha deixado de fuçar algum lugar. Mesmo com todos os poderes e traquitanas novas é sempre a mesma lenga lenga: você encontra as paradas pela primeira vez, aí róla tipo uma “missãozinha” bem fácil para o mané (você, no caso) aprender a usar o novo brinquedinho, depois disso encontra no máximo mais duas ou três ocasiões em que vai poder usar aquele poder pra estraçalhar uns malucos e tudo o mais. Acho que com a exceção do Mario Nuvem (que é muito útil no desgraçado do chefão do Mundo 5) fica um gostinho de que dava pra enxulapar mais uns sacanas usando o poderzinho.

Talvez tenha sido uma decisão de algum nerd diretor de algum setor da Nintendo, deixar o jogo assim, afim de não saturar o jogador viciado, mas que porra de nada, acho que seria um risco que valeria a pena ser corrido oras – até porque ninguém ficaria entediado usando uns poderes bacanas.

Sei lá, entende?

Na dúvida entre qual dos dois é o melhor, só me resta dizer o mais simples: quando se analisa Mario Galaxy 1 e 2 como duas partes do mesmo jogo (o que não deixa de ser o caso), temos com certeza um dos jogos mais foda desta década, se quiser ser mais extravagante (e eu sou) pode falar tranqüilamente que é um dos melhores jogos da história dos games. Um jogo que nos instiga a sentar na frente da TV e se divertir por horas sem se preocupar com instalações, atualizações, bugs, patches ou chats onde algum maloqueiro fica puxando papo...

Agora, já fechando o texto me recordo do Super Mario World e Super Mario World 2 – Yoshi’s Island e me senti mais confuso ainda na hora de classificar qual o melhor Mário de todos. Duvida cruel essa... acho melhor jogar mais um pouco pra relaxar...

__________________________________________________________

Informações úteis:

  • Texto por: Willian Rof
  • Titulo original: Super Mario Galaxy 2
  • País: EUA
  • Ano: 2010
  • Categoria: Plataforma
  • Gênero: Aventura
  • Produtora: Nintendo
  • Console: Nintendo Wii e PC
  • Avaliação: 8 (corre logo e vai jogar)
Informações (in)útéis
Sobre o jogo:
  • Quando joguei? 27-28/11/2010
  • Com quem?
  • Quantas vezes? Várias
  • O que senti? Mario Mario Mario Marioooooooo...
Sobre o texto:
  • Quando escrevi? 28/11/2010
  • Onde estava? Em casa
  • O que escutava? Angra - Rebirth
  • O que ingeria? Nem deu tempo beber nada...
Trailer oficial:

Nenhum comentário:

Postar um comentário