sábado, 3 de julho de 2010

Uruguai Campeão da Copa do Mundo 2010?

De volta às Oitavas de final de uma Copa do Mundo depois de 40 anos, a seleção uruguaia ganhou mais um motivo para confiar no tão sonhado tricampeonato. Segundo as estatísticas de todos os Mundiais, é possível prever o campeão antes mesmo de a competição terminar. A brincadeira foi realizada pela Espn Deportes e não consiste em indicar quem será o país que erguerá a taça da Fifa em 2010, e sim em apontar os 31 eventuais perdedores através de dados e tendências históricas de todas as Copas realizadas até hoje.
Confira abaixo os 11 dados que apontam a seleção uruguaia como campeã do mundo na África do Sul:

1º- Ranking da Fifa:

Jamais um campeão mundial esteve abaixo da 20ª posição desde que a entidade implementou seu ranking. Por essa razão, já considerando possíveis mudanças no ranking feitas antes mesmo do torneio, estão eliminadas as equipes abaixo da 60ª colocação: Nova Zelândia (80ª), Coreia do Norte (102ª) e África do Sul (81ª).

2º- Derrota nas Eliminatórias:

Nunca uma equipe europeia se consagrou vencedora após sofrer mais de uma derrota nas Eliminatórias. Assim, saíram: Grécia, Eslovênia, Eslováquia e Sérvia.

3º- Média de gols:

Jamais uma seleção com média inferior a 1,5 gols nas Eliminatórias foi campeã. Por isso, Austrália e Argélia deixaram a briga pelo título e o Paraguai deve ser o próximo.

4º- Quartas de final:

Nunca um país que não chegou à essa fase em alguma edição anterior festejou o título. Assim, Costa do Marfim, Gana, Japão e Honduras já iam se despedir da taça mesmo.

5º- Lanterna:

Jamais um selecionado que já ficou na última posição em um torneio anterior foi campeão. México (ficou na lanterna em 1930, 1958 e 1978), Estados Unidos (1998) e Coreia do Sul (1954) não foram a exceção na Copa 2010. Até aí, nenhuma surpresa.

6º- Invencibilidade:

Holanda e Espanha serão os primeiros favoritos a serem eliminados por esse sistema. Isso, porque nunca em toda a história uma seleção europeia que se classificou com 100% de aproveitamento nas Eliminatórias venceu a Copa do Mundo seguinte.

7º- Brasil na primeira fase:

Não aconteceu, em nenhum Mundial anterior, de uma seleção que dividiu o grupo da etapa inicial do torneio com o Brasil ser campeã em seguida. Por isso, Cristiano Ronaldo e Portugal dão adeus ao sonhado caneco.

8º- Treinador local:

Inglaterra, Camarões, Nigéria e Chile não caíram por suas más atuações, e sim pela "maldição do técnico estrangeiro", pois todos os campeões mundiais até hoje tinham comandantes nascidos no próprio país. Fabio Capello, Paul Le Guen, Lars Lagerbäck e Marcelo Bielsa só poderiam conhecer a glória se treinassem Itália, França, Suécia e Argentina, respectivamente.

9º- Europeus caseiros:

Dinamarca, Suíça, França e Itália se despediram da competição ainda na primeira fase, pois jamais uma seleção da Europa ergueu o troféu fora do Velho Continente. Por isso, a Alemanha será a próxima a arrumar as malas e voar de volta para casa.

10º- Copa América e Copa das Confederações:

Mais uma maldição que ronda os Mundiais. Nunca, nos oitenta anos de Copa do Mundo, uma nação que venceu algum desses torneios foi campeã no Mundial seguinte. Com isso, o Brasil, campeão continental em 2007 e das Confederações em 2009, teve dois bons argumentos para se despedir da África do Sul.

11º- Melhor do Mundo:

Desde a criação da "Bola de Ouro" da revista France Football, nunca um jogador que ganhou esse prêmio no ano anterior foi coroado com o título da Copa no ano que veio em seguida. Lionel Messi, astro argentino e eleito melhor do mundo em 2009, pode ser o próximo a entrar para esse seleto time.

Uruguai campeão!

Depois de 60 anos de tristezas a seleção cisplatina voltaria a levantar a mais cobiçada taça do planeta. Além disso, o país venceu seus únicos dois campeonatos mundiais em anos terminados em zero - 1930 e em 1950. Resta saber se os comandados de Oscar Tabárez conseguirão honrar as estatísticas históricas e levarão o tão sonhado caneco de volta para Montevidéu.

2 comentários:

  1. Eu já havia lido sobre esta estatística maluca...rs... mas quem sabe.

    Apesar que dos quatro grandes que sobraram o Uruguai é a equipe mais fraca e estará desfalcada de alguns jogadores na semifinal.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Cara, adorei o blog, rico em informações. Não sei se o Uruguai irá vencer essa Copa, apesar da minha torcida, acredito que seja a Alemanha, por tudo que a seleção tem feito. Mas, enfim, o futebol é uma caixinha de surpresa.
    Tô te seguindo!

    abraço,
    www.todososouvidos.blogspot.com

    ResponderExcluir